A ideia de fazer um blog para postar os meus recortes fervilhava na minha mente há alguns anos. Agora que sei como fazê-lo, está na hora de avançar com
o projecto. No fundo, estes recortes são, de algum modo, pedaços da minha vida, desde jovem até aos dias de hoje. Musicalmente falando, claro! Abril 2011
Jornalista já falecido, tinha uma escrita algo polémica mas era um profundo conhecedor de todos géneros Musicais, com relevância para a Folk Music, World Music, e Rock Progressivo.
Aqui ficam as suas escolhas para a K7 Pirata do BLITZ !!!!!
08/08/1982, como fácilmente se pode ver na 1ª postagem o bilhete do ultimo dia está inteirinho, pois foi dia de regresso a casa e terminar as minhas férias do Serviço Militar (faltava meio ano para o cumprir) já não fiquei para a cerimónia de encerramento. No cômputo geral o
Festival pautou-se a um nivel médio elevado !!!! Infelizmente não voltei a mais nenhum, pois a minha profissão não me deixa muita margem de manobra.
Um Video espectacular, (não é de minha autoria).
E para terminar, deixo um video de um musico de eleição, que mais tarde haveria de marcar presença em Vilar de Mouros para um concerto, que segundo a critica escrita foi excelente e que estive para ir ver, e á ultima hora foi-se !!!!
Os Renaissance foram mais um grupo contratado á ultima hora, para mim foi excelente pois é uma banda que sempre gostei, e deram um belissimo concerto !!!
Mais um bom concerto, era uma banda que estava aparecer, e que em Portugal tiveram uma boa aceitação !!
O 5º dia foi dedicado ao Jazz, estilo que conheço pouco e não sou grande apreciador. O concerto de Rão Kyao lembro-me que foi engraçado, a Anar Band foi para esquecer, um concerto muito esquesito !!!!
A fechar a noite a Sun Ra Arkestra, com os musicos vestidos de uma forma bizarra, gostei, embora para os entendidos do Jazz deva ter sido um grande concerto!!!!
Rão Kyao em Vilar de Mouros, fez-se acompanhar essencialmente do seu saxofone, fica uma musica de Flauta para assinalar a sua presença no Festival.
03/Agosto/1982 ; finalmente um dia em grande !!! Mikis Theodorakis, não me lembro muito bem do concerto mas acho que gostei !!! De seguida e imprevistamente aparece no palco António Vitorino de Almeida e a seu lado Carlos do Carmo !!! claro assobiadela basta "fora, vai-te embora" (eu tinha visto uma semana antes Carlos do Carmo ao vivo no velhinho campo de futebol do Leça) fato, gravata, vestido a rigor para cantar o fado. Em Vilar de Mouros, calça e blusão de ganga (sabidola) então comentei com o meu colega Zé Escudeiro, aprecia o homem. Carlos do Carmo pega no micro, e explica que está ali a convite do seu grande amigo António Vitorino de Almeida para cantar uma ou duas musicas, mas se o publico não quer ele vai embora. Então o pessoal lá aceitou que ele cantasse, não é que o homem arranca a "Pedra Filosofal" e põe o pessoal todo de pé a aplaudi-lo de seguida vai embora o ENCORE é de tal maneira bonito, que até deve ter ficado admirado, todo o recinto a chamar por ele, e mais uma grande interpretação, MEMORÁVEL !!!! De seguida os Jáfumega deram um concerto FANTÀSTICO , com os estrangeiros muito admirados com a qualidade da banda. Junto ao meu grupo estavam uns quantos estrangeiros que se fartaram de dançar, Muito Bom.
Quanto aos Róxigénio não me lembro se eles actuaram nesse dia, ou o concerto foi mudado para outro dia. O certo é que até estava a gostar da actuação deles, mas a maioria do publico desatinou com o vocalista A.Garcês , porque ele não cantava em Português!!! vai daí enquanto não correram com a banda do palco não descansaram, pena porque a banda estava a ter uma boa performance e concerteza dariam um bom concerto !!!!
Alinhamento do concerto dos U2 em Vilar de Mouros!
Ao quarto dia finalmente houve rock a sério, uma minoria conhecia os U2, que foram repescados á ultima hora por desistência de outra banda. E ainda bem, porque tive oportunidade de ver um dos melhores concertos que vi até hoje, e juntamente com Johnny Copeland os melhores concertos deVilar de Mouros 1982.
Já a noite ia longa e mais um grande concerto, o Blues de Johnny Copeland numa actuação BRILHANTE, mas o homem ao fim de 1 ou 2 horas de concerto, apercebe-se que a malta estava toda rota.Então propõe terminar o concerto por ali e dar outro na parte da tarde e á borla!!! Não podia ter tido melhor ideia, da parte da tarde lá tivemos que assistir a mais um grande concerto, debaixo de um calor arrasador mas com o recinto cheio.A malta só queria água para beber e entornar pela cabeça abaixo, mas ninguém arredou pé, Inesquecivel!!!
02/Agosto/1982 ; GRANDE BRONCA ! quem esperava ver nos The Gist uma gota de Young Marble Giants
saiu tudo do recinto desiludido, o homem Stuart Moxham estava a tocar e o gravador de bobines encravou, os musicos olhavam uns para os outros sem saberem o que fazer, claro que foram corridos com assobiadela e leivada.Eu e o meu grupo viemos embora para a tenda estavamos acampados na Azenha.
Assim sendo vamos Recordar o Festival de 1971, onde marcaram presença como cabeças de cartaz, Elton John e Manfred Mann !!!
São bem melhores que os The Gist, supostamente o piano de Elton John não encrava !!!!
01/Agosto/1982, 2ª noite de
um festival onde o rock predominou, foi a musica Clássica a vencer num
excelente concerto do Maestro António Victorino D'Almeida !