Recortes e Retalhos

Recortes e Retalhos

domingo, 1 de maio de 2011

Revista mundo da canção nº2 / 1970

Esta é uma revista de musica lançada em Dezembro 1969, e da qual eu possuo pelo menos dois numeros.Tinha então 9 anos, penso que não fui eu que as comprei, mas tambem não me lembro como me chegaram á mão! O texto a seguir foi copiado da net.

Fundada por Avelino Tavares em [Dezembro de] 1969, no Porto, foi uma revista pioneira na divulgação da então designada nova música portuguesa, onde se incluíam os baladeiros e os cantores de protesto. De periodicidade mensal, teve como directores Avelino Tavares, José Viale Moutinho, António Vieira da Silva, António José Campos e Mário Correia. Os seus colaboradores das diversas fases incluíram Maria Teresa Horta, Guilherme Soares, Jorge Cordeiro, Michel Brunet, Arnaldo Jorge Silva, Fernando Silva Cordeiro, Tito Lívio, César Príncipe, José Cid, A. J. Lage, Jorge Lima Barreto, Octávio Fonseca Silva, Melo da Rocha, Carlos Feixa, Luís Paulo Moura, Viriato Teles, Manuel Neves, Fanch Deudé e Fernando Sylvan. Em 1973 teve uma edição integralmente apreendida pela Pide [edição nº 34; foi libertada pelo MFA em 27/04/1974]. Cessou a publicação regular em [Julho de] 1985, tendo ressurgido em 1991 como publicação anual temática [edições tipo brochura consagradas ao Folk Tejo e ao Festival Intercéltico].

[MC não aconteceu por acaso mas sim por uma convicção forte e baseada num pensamento que se julgou e se constata colectivo. Não se faz para determinado público, é concebida para todos. Usamos uma linguagem directa, sem eufemismos nem subterfúgios: negro é negro, encarnado é encarnado. Adoptamos uma atitude crítica: propomo-nos à crítica e, implicitamente, somos matéria crítica]

Sem comentários:

Enviar um comentário